Explorar
Comunidades en español
Anunciar en Engormix

Pastos para Forraje

Publicado: 18 de julio de 2003
Por: Rainer Ehlert
Hola.
Estoy empezando con una producción de forraje a base de pastos de temporal y riego durante la sequía.
La finalidad de este pasto es principalmente la engorda de becerros.
Pienso venderlo y usarlo para autoconsumo en la engorda.
Mi pregunta: ¿Es recomendable hacer una mezcla de 2 ó 3 pastos en la siembra, en lugar de una monocultura de un sólo pasto?
Me recomendaron el Brachiaria Brizantha.
En el terreno antes crecía Caña de Azúcar.
¿Con qué otros pastos podría mezclarse este Brizantha?
Saludos.

Ing. Rainer
Recomendar
Comentar
Compartir
Hélio Cabral Júnior
11 de abril de 2007
Caro Edgar, Não conheço o pasto que você citou ( quem sabe você possa nos informar seu nome científico ). Para solos mais úmidos, há alguns pastos que vão bem: Se for um solo um pouco menos fértil e que sofra com acúmulo de água em uma parte do ano e seja seco no restante, a brachiaria humidicola se dará muito bem. Nas mesmas condições, porém com uma fertilidade um pouco melhor, o cynodon plectostachius, conhecido como estrela africana roxa ( morada ), produzirá maior quantidade de MS que a humidicola. Se for uma área sujeita a encharcamento em um período do ano, mas que não sofra uma seca mais intensa e tenha uma boa fertilidade, a brachiaria mutica ( pasto angola ) sairá muito bem. Se a terra tiver um pouco mais de umidade e de fertilidade o pasto tangola ( híbrido de brachiaria mutica x brachiaria radicans/tanner grass ) dará uma produção de MS um pouco superior. Se for uma área bem úmida, que não sofra seca por periodos prolongados e que tenha maior fertilidade, então a echinochloa polystachia ( pasto alemão ou canarana ) será imbatível em produção de MS e qualidade de forragem. No caso de haver um período seco mais intenso, então a echinochloa pyramidalis ( canarana lisa ) será o ideal. Outras gramíneas também suportam áreas com maior umidade e períodos de encharcamento não muito longos, como o kykuio ( pennisetum clandestinum ) e a setária ( setaria anceps ). Com excessão da brachiaria humidicola e da setaria anceps, todos os outros pastos são multiplicados por mudas vegetativas. Cordialmente, Helio Cabral Jr
Recomendar
Responder
luis roberto guevara arias
luis roberto guevara arias
11 de abril de 2007
Gracias señor Cabral , por la información sobre el terreno le puedo decir que cuando más se empoza de agua es en los meses de agosto, setiembre y octubre, de ahí ya el terreno pasa seco pero con muy buena humedad desde diciembre hasta mayo. Son tierras muy fértiles , anteriormente sembraba arroz en esos terrenos, entonces ¿cuál pasto me recomendaría más? Es para la cría de ganado brahman de registro. Gracias.
Recomendar
Responder
Hélio Cabral Júnior
11 de abril de 2007
Caro Luiz, Se você achar que há a possibilidade de intensificar o uso desta pastagem, já no inicio ou posteriormente, o pasto que lhe permitirá maiores lotações ( com adequada fertilização ) por responder muitíssimo bem à adubação nitrogenada é o pasto alemão ( echinochloa polystachia ). Não se espante com a pilosidade deste pasto ( seus colmos/talos e folhas apresentam intensa cobertura de pêlos ). É um pasto nativo da América tropical, sendo sua ocorrência comum ao longo das margens de cursos dágua, represas e lagos. Por ser nativo é também muito resistente a pragas e doenças. Muito palatável para o gado e se bem manejado apresenta grande quantidade de MS e de muito boa qualidade. Aqui no Brasil, tenho um conhecido que o tem implantado em uma área de baixada inundável e que o maneja em piquetes rotacionados e com uma adubação de cerca de 250 kg de N/ha/ano parcelados após cada ciclo de pastejo, mantém até 4 UA por ha/ano ( claro que a lotação é maior no período quente e úmido e menor no período frio e seco ). Este pasto tem capacidade de responder a doses maiores de N, com produções relatadas no estado da Bahia de mais de 30 toneladas de MS/ha/ano. A estrela africana também é altamente responsiva à adubação nitrogenada e além de suportar bem o encharcamento também resiste muito bem à seca e é bastante resistente ao pisoteio pelos animais, sendo inclusive recomendada para áreas de bebedouros, cochos de sal e áreas de descanso dos animais. Também é capaz de suportar altas lotações com fertilização. E por fim, o tangola ( hibrido ) produzirá bem nestas condições, mas não tem a capacidade de suporte POTENCIAL dos outros dois pastos já citados, porém pode suportar até 3 UA/ha/ano com fertilização. Cabe a você definir qual o nível de exploração você deseja e qual destes pastos é mais acessível na sua região, já que a implantação de qualquer um dos 3 se dará por mudas vegetativas. Lembre-se que produções mais intensivas requerem análise de solo. A saturação de bases ( V ) deve estar acima de 60 para lotações até 3 UA, acima de 70 para 5 UA e acima de 80 para mais de 7 UA. O fósforo ( P ) também é extremamente importante altas produções necessitam de mais de 30mg/dm3. A correção se for necessária se fará no plantio, junto com as mudas. Cordialmente, Helio Cabral Jr
Recomendar
Responder
Abelardo Treviño
3 de noviembre de 2007
Hola, saludos a todos. Hace un mes he sembrado un potrero con pasto barchiaria brizantha marandu, y otro con brachiaria decumbens; deseo que me orienten para ver qué tipo de leguminosa puedo asociar con cada una de las brachiarias en cada potrero. Mi finca está ubicada 1600 mts mnsm, suelos con PH 5.8 Gracias
Recomendar
Responder
Elkin Garzon
Elkin Garzon
24 de julio de 2008
agradecería que me asesorarán como debo sembrar la semilla de humidícola puesto que la sembré en tiempo demasiado seco y no germino agradezco sus recomendaciones
Recomendar
Responder
Pablo Capirchio Mast
13 de octubre de 2008
Sr. Cabral Jr. Estimado amigo En primer lugar: si los suelos donde están establecidos los potreros se aniegan anualmente por una corriente de agua de rios por ejemplo, que se salen de su cauce en períodos de invierno, ¿ quedan estos suelos fertilizados por estas corrientes de agua que transportan grandes cantidades de sedimentos?. En otras palabras : si yo aplico fertilizantes en estos suelos para abonar pasto alemán, por ejemplo, no estoy botando el dinero. En segundo lugar, en suelos bien drenados, de fertilidad media, que pastura es mejor para la ceba de toros de engorda a pastoreo : Mombaza o Massai. De paso Puede hacerme una comparación bromatológico entre estos dos panicum maximun. muchas gracias y reciba un saludo desde Venezuela.
Recomendar
Responder
Hélio Cabral Júnior
14 de octubre de 2008
Caro Pablo, A não ser que os solos em questão tenham um V ( saturação de bases ) acima de 70[percent] e P-residual em resina acima de 20, eles precisarão de uma correção se a intenção for alta lotação e mesmo que tenham estes valores ainda assim precisarão de aporte de N para se obter alta produção de MS. Na verdade com relação a sua segunda pergunta, nenhum dos dois panicuns mencionados deveriam ser usados em solos de média fertilidade para solos de média fertilidade você teria opções como brachiaria brizantha ( marandú ou toledo- no caso de uma fertilidade um pouco maior ) e caso tenha disponibilidade de mudas poderia optar também pela estrela africana, que se sai bem solos de média fertilidade mas também responde bem a uma adubação nitrogenada em solos mais ferteis. Cordialmente, Helio Cabral Jr
Recomendar
Responder
Pablo Capirchio Mast
15 de octubre de 2008
Agradezco su respuesta. Sin embargo, ahora me voy a explicar mejor. Por la forma y lo vigorosa que se me da la mombaza, el suelo debe ser entonces de muy buena calidad. Disculpe si me equivoque con ese dato. Ahora surge la duda siguiente: ¿continuar sembrando mombaza o variar con massai? Esa pregunta me la hago desde varios puntos de vista: 1.- Cual sera mejor para la engorda a potrero? 2.- Cual sera mas resistente a las enfermedades y a la maleza? 3.- El manejo de cada una. Es el mismo o son diferentes?. 4.- Tener de las dos es la mejor manera? 5.- Cual produce mayor cantidad de forrajes ? Nuevamente gracias por su respuesta y con respecto a los suelos bajos e inundables me parece excelente el analisis. me despido de usted. Ing. pablo Capirchio.
Recomendar
Responder
Hélio Cabral Júnior
15 de octubre de 2008
Caro Pablo, Eu diria que se você já tem o mombaça implantado, mantenha-o, é um excelente pasto! Eu pessoalmente sou fã do massai! Mas se o manejo correto do mombaça já é considerado complicado, o do massai então não permite erros. Ambos são campeões de produção de MS, mas estudos ( e até uma experiência pessoal com um ensaio comparativo de dois canteiros com cada um destes pastos ) já demonstram que o massai apesar de ter apenas 50cm de altura ( sua altura de manejo é em torno dos 40cm ) é mais produtivo até que o mombaça. É interessante diversificar pastos em uma propriedade, mas respeitando as condições fisiológicas e edafoclimáticas, por exemplo: panicuns em solos leves e bem drenados brachiaria decumbens ou humidicola em áreas muito aclivadas brachiaria mutica ( angola ) em solos sujeitos a umidade etc - estes são só alguns exemplos, há várias outras opções-. No caso dos dois panicuns você teria pastos com caracteristicas muito próximas, entretanto um manejo bem diferente dos dois o que poderia se tornar um pesadelo administrativo. Faça uma análise de solo e de acordo com a mesma veja em quanto você poderia intensificar o uso e a produção do seu mombaça. Cordialmente, Helio Cabral Jr
Recomendar
Responder
Robert Suarez
Robert Suarez
15 de octubre de 2008
Estoy solicitando un crédito para un proyecto de Ceba y engorde. He leído aquí y en otras partes las ventajas que ofrece la Maralfalfa y aún no me decido sobre el tipo de pasto a sembrar en la finca. Desearía que los conocedores me ilustraran respecto a la cantidad de kilos que se cosechan de pasto Maralfalfa por corte, cuanto dura el ciclo entre corte y corte y si efectivamente en zonas cálidas (cómo Edo. Guarico, por ejemplo) se pueden alcanzar esos niveles de cosecha que he leído en otros foros. Muchas gracias.
Recomendar
Responder
Pablo Capirchio Mast
16 de octubre de 2008
Sr. Helio. Cabarl Jr. Agradezco su atención y la prontitud de su respuesta. Muchisismas gracias .
Recomendar
Responder
Alfredo Morales
Alfredo Morales
19 de octubre de 2008
amigos de este foro tengan muy buenas noches todos nosotros en mi pais el salvador centro América ,asociamos ,zacate elefante zacate australiano por hileras de 20mts x 80 mts ,una de elefante y la otra de zacate australiano .asi cuando se corta obtener ala ves dos variedades de zacate de corte ,y pastoreamos en potreros de pasto estrella,gracias,,,
Recomendar
Responder
Alberto Suarez Romano
21 de octubre de 2008
Hola amigos, tengo un pasto de corte P. Purpureum, en zona tropical baja a 120 msnm, quiero aprovechar que estamos en épocas de lluvias y quería utilizarlo como semilla para resembrar, este pasto tiene aproximadamente 9 meses de estar sembrado y esta un poco doblado o caído y algo tosco o grueso, como dicen algo pasado de edad... mi inquietud es que si esta semilla a esta edad es viable para sembrar?, y si lo es..requiero de un tipo de manejo especial para sembrar? se obtendrían porcentajes de germinación considerables?.... Aquellos amigos con experiencia en el manejo de pastos de corte les agradecería su colaboración. GRACIAS.
Recomendar
Responder
Hélio Cabral Júnior
21 de octubre de 2008
Caro Alberto, Pastos elefante ( pennisetum purpureum ) tem suas melhores condições de germinação com plantas com cerca de 120 dias de descanso após corte. As suas tem mais do que isso mas germinaram perfeitamente bem. Uma dica: aplique um pouco de sulfato de amônio cerca de 7 dias antes de cortá-las e molhe com irrigação ou chuva natural. As gemas laterais irão brotar com um vigor tremendo. Modo de plantio: corte os colmos e elimine as pontas com folhas, prepare um sulco com 15 de profundidade e jogue no fundo uma fonte de P solúvel que pode ser o super fosfato simples na quantidade de uma mão cheia por metro linear de sulco. Deposite dois colmos ( hastes ) de pasto elefante no sistema de ponta/cabeça, como na cana de açucar, ou seja, a ponta inferior de um colmo em contato com a ponta superior de outro colmo. Quando já estiverem distribuidos dois a dois no sulco, venha com um facão cortando-os em pedaços de aproximadamente 40cm de comprimento. A germinação será uniforme, vigorosa e sem áreas falhadas. Após 30 dias das plântulas germinadas faça uma adubação de cobertura com N e K. Com 70 dias já poderá fazer o primeiro corte e depois a cada 50 dias ou 1,8m de altura no período chuvoso e 70 dias ou 1,6m no período seco. Para isso funcionar bem divida a área total em 50 quadros. Por exemplo: se tiver 4.000 metros quadrados plantados você terá que cortar 80 metros quadrados por dia, o que dará um intervalo de cortes de 49 dias. Até 3 dias após o corte ( que deverá ser rente ao solo ) se fará a adubação com N e K para melhor brotação. Cordialmente, Helio Cabral Jr
Recomendar
Responder
Hélio Cabral Júnior
21 de octubre de 2008
Alguém sabe como evitar o corretor ortográfico? Porque eu que escrevo em portugues tenho um trabalhão danado para postar uma resposta pois tenho que dar centenas de cliques de confirmação no corretor ortográfico. Cordialmente, Helio Cabral Jr
Recomendar
Responder
Alberto Suarez Romano
22 de octubre de 2008
Amigo Helio, muy agradecido y satisfecho con su respuesta, de inmediato voy a proceder a realizar el corte y la siembra del mismo según sus indicaciones, muchas gracias y éxitos. Alberto
Recomendar
Responder
Eduardo Caballero
22 de octubre de 2008
Hola Amigos: Quisiera saber si alguien me podría decir cual es el rendimiento en materia seca por metro cuadrado de Maralfalfa, Camerún o King Grass se que va a depender del manejo, clima y otros factores pero si alguien tiene información se los agradecería mucho. SUERTE
Recomendar
Responder
Norberto Martin Giordano
23 de octubre de 2009
me podrían dar informacion sobre que pastos son los mas indicados para suelos inundables, soy de argentina
Recomendar
Responder
Hélio Cabral Júnior
23 de octubre de 2009
Caro Norberto, Existem alguns pastos que são tolerantes ao encharcamento/alagamento, entretanto deve ficar claro que em tais condições a produção de MS de todos eles decai bastante. Brachiaria arrecta ( tanner grass, braquiaria do brejo ) Tangola ( pasto hibrido de brachiaria arrecta x brachiaria mutica ) Brachiaria mutica ( pasto bengo, angola e acho que é conhecido em espanhol como pará ) Brachiaria humidicula cultivar comum Cynodon plectostachius ( grama estrela africana ) Echinochloa polystachia ( canarana e acho que é conhecido em espanhol como pasto aleman ) Cordialmente, Helio Cabral Jr
Recomendar
Responder
Fernando Garza
Fernando Garza
7 de febrero de 2010
cual es el mejor pasto para hacer pacas el que produce mas y el pasto que sea mejor para pacas de caballos y cual paca es mejor para caballos para la zona de nuevo león México
Recomendar
Responder
Profile picture
¿Quieres comentar sobre otro tema? Crea una nueva publicación para dialogar con expertos de la comunidad.
Súmate a Engormix y forma parte de la red social agropecuaria más grande del mundo.