Re: tuberculosis equinaCaro senhor Juan,
Esta patologia que me descreve não se caracteriza por tuberculose e sim por Brucelose equina, é comum que ela apareça na região da cernelha ou na região da cruz me disse. Entretanto não se pode disconsiderar a possibilidade de que seja uma reação local, ou por lesão de pisadura por sela (arreios), ou por uma fratura dos processos espinhos da coluna vertebral, onde possa ter gerado pequenos fragmentos que uma vez soltos pelos tecidos, geram uma reação local na tentaiva de eliminação por parte do organismo.
Acredito muito mais que se trata de brucelose, e se relamente for tem que tomar muito cuidado pois é uma zoonose e pode nos contaminar. Quando o homem se infecta com a brucela ( bacteria que causa a doença) ele pode ficar estéril para o resto da vida, improdutivo sem espermatozóides pois essa bacteria causa uma doença em nós seres humanos chamda de Orquite.
Aqui no Brasil não aconselhamos tratar esses animais o sacrifício é indicado para evitar a transmissão para o homem. Mas há tratamentos eficazes desde que todos os cuidados sejam tomados em relação aos contatos com esse animal durante o período de tratamento.
antibióticos especificos como amicacina ou o cloranfenicol por grandes períodos de tempo são eficazes porém não sei lhe informar em que doses e por quanto tempo.
Vou procurar me informar para te deixar as doses. Apesar de saber que o melhor a fazer é você quem decide.
Um grande abraço
MArcello Cabrera